sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O Sábio

"Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo, no Egito, com objetivo de visitar um famoso sábio.
O turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito simples e cheio de livros.
As únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco.
-Onde estão seus móveis? ( perguntou o turista)
E o sábio, bem depressa, perguntou-lhe também:
- E onde estão os seus...?
- Os meus?! Surpreendeu-se o turista – mas estou aqui só de passagem!
- Eu também! ... concluiu o sábio."

Estamos inseridos e quase encurralados em uma sociedade extremamente materialista. De fato, há uma força que nos leva sempre atrás das coisas que estão em destaque na mídia. Talvez pela ânsia do melhor, talvez pela vontade de nos sentirmos "normais", talvez por curiosidade. São inúmeros os motivos que nos impulsionam a crer ou descrer tanto na mídia.
É incrível como para tudo, ou quase tudo, há uma regra, um modo de se comportar, uma maneira para se manifestar. Muito se pensa e se fala em estratégias para ganhar dinheiro. Já digo que: muito improvável que se consiga sem trabalho, esforço, paciência, superar os medos e de forma lícita. Para muitas pessoas o dinheiro é mais do que essencial para a felicidade e bem-estar, porém existem as infelizes com o dinheiro e também as que são muito felizes tendo apenas o necessário para a sua própria sobrevivência.
Acredito que o fundamental é procurar o equilíbrio entre o campo financeiro e o pessoal. Se estes dois estiverem em sintonia as chances da vida se tornar mais satisfatória são maiores.


Refletir sobre estas coisas,  perceber que a felicidade não é feita de grandes coisas, mas de pequenos gestos, de coisas simples, que preenchem nosso coração…de um telefone dado a um amigo, de uma amizade construída na verdade, de um perdão dado, de um amor que vai desabrochando sem pressa, do silêncio de uma lágrima que cai sem que se tenha grandes respostas ….tudo isso são porções de felicidade que nos são dadas, a nós basta que aproveitemos. E o melhor de tudo isso é que para estes gestos não há juros e nem anuidade, apenas o custo de uma pessoa que ao invés de ser subornada pelo seu dinheiro, ama tudo o que faz e dá valor as pequenas coisas, que no final fazem toda a diferença!

O futuro é feito de um presente bem construído! Construamos um presente equilibrado, sem exageros, sem dependências, sem muitos condicionamentos para a alegria... Busquemos ajuda para os nossos tormentos e  para as nossas dúvidas. 
Lembremo-nos de buscar a verdadeira essência da vida, da felicidade e que, a normalidade e as regras que conhecemos são meras influências de uma sociedade material e superficialista. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação!