terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Minha filha, meu anjo

Minha amada Giovana,


Há três anos atrás eu podia sentí-la em meu ventre. Podia sentir todos os teus movimentos na minha barriga e escutar teu coraçãozinho bater fortemente. Aquele ano de 2007 foi todo teu! Trouxeste no início muitas incertezas, medos e inseguranças. Mas nunca, em nenhum momento, foste rejeitada. A mamãe não conseguia acreditar que tu crescias dentro dela mas, logo que fez a primeira ecografia, os teus batimentos cardíacos foram como uma canção de amor, uma emoção tão grande que as lágrimas de alegria foram inevitáveis! Mudaste radicalmente a vida do papai e da mamãe. Além das mudanças materiais e físicas, trouxeste o nosso amadurecimento pessoal, aquele interior, que não conseguimos explicar mas são sutilmente perceptíveis pois transparecem através das nossas atitudes.



Dia 07 de dezembro de 2007, a data estava marcada e a espera, repleta de ansiedade, aguardada. Estávamos preparados pra te receber. Tinhas um guarda-roupas de dar inveja, acessórios para cabelo, sapatinhos, mamadeiras, bolsa, cobertor, brinquedos, jóias, banheira, um carro 0 km e centenas de fraldas. Além de todos estes itens, tinhas o mais importante: o amor de todos os familiares. Estavam no hospital além da mamãe e o papai, a vó Luiza, o vô Adélson, a tia Claudinha, o tio Gérson e a prima Thamyne!

Dia 07 de dezembro de 2007, 20:35h, nasceste e bravamente lutaste pela vida. Que paradoxo: o dia mais triste de todos teve sua porção de felicidade... Feliz, porque apesar de toda tristeza, pude realmente sentir brotar de dentro do peito uma enxurrada do amor maternal quando te peguei nos meus braços. Sentimento único, jamais sentido até aquele momento. Só quem é mãe pode compreender do que falo. Nossa guerreira, duas horas foi teu tempo aqui conosco! Tempo curto, mas suficiente para deixar uma profunda marca na nossa história. O papai foi incansável em consolar a mamãe e forte para atender os telefonemas, responder as mensagens e cuidar de todos os procedimentos burocráticos da tua partida.
Como dizer aos amigos que você nos deixou tão cedo? Como chegar em casa sem você nos braços, filha? E as tuas coisinhas? Ficaram intocáveis por alguns dias.
Como suportar tamanha dor da perda? Uma ferida gigante se abriu no coração, hoje ela está cicatrizada, mas basta fechar os olhos pra voltar a sangrar, doer, latejar...



Fernandinho, do Ministério Faz Chover, fez uma canção que é a oração que adotei por muitas vezes para amenizar a tristeza:

Restitui
"Os planos que foram embora
O sonho que se perdeu
O que era festa e agora
É luto do que já morreu
Não podes pensar que este é o teu fim
Não é o que Deus planejou
Levante-se do chão!
Erga um clamor!
Restitui!
Eu quero de volta o que é meu
Sara-me!
E põe teu azeite em minha dor
Restitui!
E leva-me às águas tranqüilas
Lava-me e refrigera a minh'alma
Restitui...
E o tempo que roubado foi
Não poderá se comparar
A tudo aquilo que o Senhor
Tem preparado ao que clamar
Creia porque o poder de um clamor 
Pode ressuscitar.."

Dias sombrios, dias que procurei ressuscitar a coragem para sorrir mesmo em meio às lágrimas, ressuscitar a esperança de dias melhores e as forças para encarar os fatos para tocar a vida adiante mesmo sem ti.
Fizeste a tua parte minha filha, vieste a este mundo com um propósito que se cumpriu: selar de vez a união da mamãe e do papai. 


"O que um anjo uniu, o homem não separa" 

2 comentários:

  1. Puxa... Nem acredito que já fez 3 anos!

    Palavras são inúteis e inconsoláveis nesses momentos... Mas uma coisa tenho a dizer:

    Te admiro, tens a grandeza e a coragem de um Rei! Exemplo de fortaleza chama-se Tatá! Orgulho de amiga!

    Amo-te!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu amor...
    Lembro-me perfeitamente dos acontecimentos e da espera de teu anjo...
    Mas tenho mais lembranças ainda...da fortaleza e da serenidade que tiveram ao enfrentar este momento tão difícil e que faz crer que só DEUS mesmo para nos fortalecer e nos manter de pé quando é tão difícil...
    Orgulho é um dos sentimentos que descrevem o que sinto quando o nome é Tatá!
    Orgulho por ter uma amiga tão forte e orgulho de ser sua amiga!

    Quando crescer qro ser igual a vc! rs ;)
    TE AMOOO!

    Mari H.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação!