segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O desafio da vida a dois

A vida a dois me parece um desafio. Desafio de conseguir conciliar desejos comuns e próprios. Martha Medeiros escreveu sobre uma proposta mais realista para os noivos prometerem no altar. Aqui cito as que julgo de maior importância:


" - Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?
- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?
- Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?"


Parece uma proposta simples à primeira vista porém, com a convivência diária, o eu e o outro se fundem de tal forma que já não sabemos o que é interesse nosso e o que é interesse do outro. O fato de estarmos tão íntimamente ligados  nos traz interrogações:
- Será que ele(a) não vai se sentir magoado ou triste por eu fazer isso ou aquilo? (R. Às vezes, sim!)
- Devemos deixar de fazer algo que nos traz alegria, prazer, satisfação pessoal,  para não desapontar o outro? ( R. Na maioria das vezes, não! )
A questão é como lidar diante dessas situações de embate. É obvio que sempre esperamos que flua uma conversa franca, sem ressentimentos, entretanto nem sempre isso acontece. O respeito é fundamental. Paciência também. Ôhh... isso bem sei! Posso confessar que é um aprendizado senão pelo amor, pela dor.
Muitas vezes o egoísmo não deixou que  eu enxergasse o outro com suas vontades, desejos e sonhos. 
Estar por livre e espontânea vontade com o outro é todos os dias parar e refletir o por que de estarmos juntos. Obrigações à parte, comodismo e conformismo à milhas e milhas distante!! Ziza Fernandes me inspira hoje a cantar sua canção:



Quero cantar...  / A alegria de poder te amar / E dizer:
Hoje sou mais livre
Por te conhecer...
Livre como o vento
Que sopra sem ter que voltar...
Livre como as folhas
Que podem se deixar guiar...
Livre!
Como me fizestes ao me criar
... 
Somos livres e frutos das nossas escolhas! Somos livres para arcarmos com as consequências das nossas escolhas, ora boas ou ora ruins. Impossível adivinhar sem bola de cristal, não? Previsível, talvez!
Ao meu amor:  É uma alegria poder te amar e a cada dia me redescobrir ao teu lado. Sinto-me livre e ao mesmo tempo prisioneira do nosso amor. Uma porção de felicidade ao teu lado! Obrigada por me ensinar a viver mais feliz comigo e contigo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação!