quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Inimigos Interiores

"Vencer não é competir com o outro. É derrotar seus inimigos interiores." Roberto Shinyashiki

Quem são os nossos inimigos interiores? Já faz algum tempo que ando pensando a respeito. Desde que nascemos trazemos dentro de nós um universo imensamente complexo capaz de instigar muitos estudiosos. O que percebo é que os meus inimigos de hoje podem ter sido meus amigos ontem. Como derrotar um antigo amigo? Difícil, não é?

Desde pequenos somos "obrigados"  a tomar decisões ora nossas, ora de nossos pais. Na infância, comer toda a comida do prato arrancava sorrisos das mães e brigas com o pai, caso contrário. Assim fomos crescendo, obedecendo aos nossos pais e criando uma amizade bonita com o "pão nosso de cada dia"! Não quero, de forma alguma, induzir-lhe a pensar ruim de nossos pais. Talvez seja costume, cultura ou libertação.
Escutando alguns valorosos relatos da infância do meu pai, algo me leva a crer que para ele, o fato de comer bem, e bastante, seja uma libertação. Libertação de uma infância muito humilde onde a carne só se comia aos domingos e a partilha com os sete irmãos era preciso. Lembro-me também de quando larguei a chupeta, tinha como recompensa todas as noites várias balas "softs"! Aqui estou eu, bem soft!! Com carinho me recordo dos "chokitos" que eu e meu irmão ganhávamos por causa das corridas a Porto Alegre.
Ah, e a mamy, D. Neuza, também teve seu papel fundamental como incetivadora de comidas gostosas e calóricas. Uma excelente cozinheira que, de uma forma ou de outra, nos agradava especialmente: meu irmão com panquecas e a mim, com batata fritas! A gente se aproveitava da sua profissão. Na escola tínhamos livre acesso à sala dos professores e com isso comíamos os deliciosos salgados e as rosquinhas de polvilho doce da Dona Mariazinha, que só lá vendia.

Bem, aqui estamos nós, lutando todos os dias com aqueles inimigos sutilmente plantados e enraizados já algum tempo. Como mudar hábitos alimentares de tantos anos? Como resistir ao ímpeto de devorar tudo de uma vez naqueles dias mais estressantes? Hoje com certeza é o inimigo que está me derrotando. Fraquejei...  o importante é não desistir!! Beijo GG!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação!